28 de mar. de 2007

1a. Reunião como proprietário

Ontem rolou uma reunião entre os condôminos.

Entre os assuntos da reunião estava a eleição do novo síndico do prédio.

O síndico atual, Sr. Luis, mto gente boa, fez um excelente trabalho durante seus 3 anos de “mandato”: tirou uma dívida absurda que o condomínio tinha, propôs diversas melhorias que entre outros resultados, baixou o valor do condomínio para menos da metade do início de seu mandato.

Bom, estas, além de outras propostas, certamente contribuíram para que ninguém se lançasse como canditato, ficasse receoso em tentar apresentar um trabalho mais eficaz do que o Sr. Luis. Desde o início do ano, com o término do mandato, a administradora do condomínio busca quorum suficiente para eleger uma nova pessoa.

E ontem, eu (Fê) participei da primeira reunião desde que compramos. Foi meio estranho no começo, pois eu só conhecia o Sr. Luis e o Luciano que é um “futuro-ex morador” (ele vai mudar de prédio mas sua mãe continuará no apartamento). Porém, logo de cara percebi que os 12 presentes (o prédio tem 27 unidades, mas os 12 não representavam 12 unidades, pois muitos foram acompanhados de suas esposas etc…) eram os poucos que se interessavam pelos assuntos do condomínio e fariam algum esforço para resolver algumas questões pendentes e olhe lá!

Como estou sedento por morar lá (nem preciso dizer que a Lá tbm, né?) queria passar esta empolgação prá todos, mas era minha primeira reunião e eu conhecia apenas 2 pessoas!

Depois de iniciada a reunião, o Rodrigo (recém-chegado proprietário) se dispôs a ser sub-síndico (como eu havia dito, ninguém queria colocar o seu na reta…), mas senti que, como eu e a Lá, ele e sua esposa estavam dispostos para mudar aquela situação e, quem sabe, a mente dos presentes.

Respirei fundo e tomei a palavra. Comecei apresentando a mim e a Lá como os novos “futuros-moradores” do apartamento 21 e dentro deste contexto soltei o verbo.

Ah, não é! Prá ser sincero, é muita sacanagem o jogo de empurra-empurra que estava sendo feito com o posto de síndico do prédio. Poxa, acho que 90% dos moradores são os proprietários e têm o maior interesse em manter ou melhorar as condições do prédio. É a nossa casa. Casa de pelo menos 100 pessoas que decidiram, ou melhor, escolheram o número 173 da rua Feliciano Bicudo como local de sua residência.

Me coloquei à inteira disposição do síndico-eleito (ao final o Rodrigo pegou a faixa) para ajudá-lo no que for preciso. Claro que deixei claro que o momento que vivo com a Lá (definições da festa e cerimônia do casório, gerenciamento da reforma, correria atrás de materiais, contas, dívidas, trabaho de conclusão da Lá, trabalho etc) não poderia estar tão presente (até mesmo pelo simples fato de não estarmos lá todos os dias como os outros já moradores).

Em resumo, acho que foi uma boa reunião, por ter sido a minha primeira, acho que não me saí tão mal e sinto que as pessoas puderam ver que podem contar com os “futuros-moradores” do 21.

É isso aí, boa sorte pro Rodrigo…

P.S: essa reunião me fez recordar das reuniões que meu pai proporcionou quando morávamos no IPESP há muito tempo atrás. Algo me dizia prá me manter longe daquela trupe. Por que será? (hahahaha)

Nenhum comentário: